Fraudes Virtuais: Procon-MT alerta consumidores sobre golpes aplicados por e-mail

A Agência Estadual de Proteção ao Consumidor de Mato Grosso (Procon-MT) emitiu um alerta importante aos consumidores e fornecedores sobre uma nova modalidade de golpe aplicado por e-mail. Segundo o Procon-MT, mensagens falsas estão sendo enviadas em nome da agência, mencionando números de processos e protocolos e alegando a existência de reclamações contra empresas específicas.

O objetivo desses e-mails é induzir o destinatário a comparecer à agência para esclarecer a situação e buscar uma solução adequada. No entanto, é preciso ficar atento, pois essas mensagens também contêm links falsos que prometem fornecer mais detalhes sobre a suposta reclamação.

É importante ressaltar que esses links podem conter vírus e causar danos aos computadores e redes dos destinatários, além de representarem um risco para as informações pessoais do consumidor.

De acordo com Ana Rachel Gomes, Coordenadora Interina de Atendimento ao Cliente e Orientação do Procon-MT, a agência nunca envia links para acessar informações processuais em andamento. Portanto, ela enfatiza a importância de não clicar em links suspeitos e sempre buscar canais oficiais para obter informações legítimas.

Essa é apenas uma das várias formas de fraude online relatadas em todo o país. No último mês, o Procon-MT já havia emitido um aviso sobre esse tipo de golpe, e recentemente três pessoas entraram em contato com a agência relatando terem recebido esses e-mails fraudulentos.

Nesse sentido, Gomes alerta: “Nunca clique em links recebidos por meio de mensagens, como e-mail, SMS, WhatsApp ou redes sociais, pois há um alto risco de se tornar vítima de uma fraude.” Além disso, ela destaca que as agências de proteção ao consumidor não cobram pelos serviços prestados e não solicitam depósitos por meio do sistema PIX ou qualquer outro canal.

Para entrar em contato seguro e confiável com o Procon-MT, os consumidores e fornecedores devem estar atentos aos seguintes meios: notificações oficiais são enviadas através do sistema ProConsumidor (com o domínio @proconsumidor.mj.gov.br) ou pelo e-mail [email protected]. Além disso, é possível entrar em contato por meio do WhatsApp (somente para mensagens de texto) utilizando o número (65) 99228-3098. Correspondências também podem ser enviadas pelos Correios.

Agência Estadual de Proteção ao Consumidor de Mato Grosso
Alerta sobre e-mails falsos
– E-mails mencionam números de processos e protocolos
– Links falsos podem conter vírus
– Agência nunca envia links para informações processuais
– Golpes com e-mails falsos têm sido relatados em todo o país
– Agência não cobra pelos serviços nem solicita depósitos
– Contato seguro: ProConsumidor (@proconsumidor.mj.gov.br), [email protected], (65) 99228-3098

Com informações do site A Tribuna – MT.

Categorizado em: