Recentemente, o governo federal realizou o corte de mais de 1 milhão de beneficiários do Bolsa Família. Essa mudança tem gerado grande repercussão e preocupação em todo o país, afinal, o programa é fundamental para garantir a segurança alimentar e a inclusão social de milhares de famílias brasileiras. Neste artigo, vamos discutir os motivos por trás dessa decisão e os possíveis impactos que ela pode trazer para a população mais vulnerável. Acompanhe!

Bolsa Família deve cortar mais de 1 milhão de beneficiários; entenda

O Programa Bolsa Família, que oferece assistência financeira a famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, deve cortar mais de 1,4 milhão de beneficiários em todo o país. O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome informou que o processo de atualização do Cadastro Único identificou que essas famílias não se enquadram no critério de renda estipulado pelo programa, que é de até R$ 218 por pessoa.

O processo de atualização do cadastro é feito em parceria com a rede SUAS e municípios e tem como foco inicial as regiões onde há maior previsão de irregularidades. Segundo o ministro Wellington Dias, existem pelo menos 2,5 milhões de cadastros com alguma irregularidade na folha de pagamentos do Bolsa Família. Entre as irregularidades encontradas, estão 393 mil famílias registradas como unipessoais. A secretária de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único, Letícia Bartholo, esclareceu que esses cadastros foram excluídos por estarem acima do critério de renda admitido pelo programa.

O Bolsa Família foi relançado na última quinta-feira (02) e os pagamentos começarão no próximo dia 20. Estima-se que 694.245 novas famílias sejam incluídas na lista de beneficiários em março, totalizando um investimento federal de R$ 1,34 bilhão para o grupo. Os adicionais para gestantes e faixa etária de sete a 18 anos serão pagos a partir de junho.

De acordo com as estimativas do Ministério do Desenvolvimento Social, a região Sudeste terá o maior número de novas concessões em março, com 283.640 famílias estimadas para integrar o programa e outras 591.376 deixando o Bolsa Família. No Nordeste, a estimativa é da entrada de 209.320 famílias e da saída de 506.368.

Petrobras estuda projetos de geração de energia eólica offshore

A Petrobras anunciou que irá estudar a viabilidade de sete projetos para geração de energia eólica offshore na costa brasileira em parceria com a empresa privada Equinor. Os parques eólicos em potencial abrangem os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul e podem gerar até 14,5 GW (gigawatts) de energia.

A análise levará em conta as possibilidades técnicas, econômicas e ambientais e faz parte da estratégia da Petrobras para neutralizar as emissões de gases do efeito estufa nas atividades sob controle da companhia até 2050. A iniciativa também faz parte dos esforços da Petrobras para diversificar suas fontes de energia limpa.

A geração de energia a partir dos ventos offshore tem sido uma tendência crescente no Brasil nos últimos anos. Ainda assim, o país tem um grande potencial inexplorado nessa área. Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o potencial técnico para geração offshore no litoral brasileiro é superior a 700 GW.

A Petrobras já possui experiência na área de energia renovável com projetos em energia solar fotovoltaica e biocombustíveis. Com essa nova iniciativa, a companhia pretende ampliar sua presença no mercado brasileiro de energia limpa e contribuir para o desenvolvimento sustentável do país.

Características e Dados Únicos de Programas e Projetos no Brasil

Fonte:

Categorizado em:

Características da LendaDados Únicos do TextoExplicações Didáticas
Programa Bolsa FamíliaCorte de mais de 1,4 milhão de beneficiáriosO Programa Bolsa Família é uma iniciativa do governo federal que oferece assistência financeira a famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. O corte de mais de 1,4 milhão de beneficiários foi identificado durante o processo de atualização do Cadastro Único, que identificou famílias que não se enquadram no critério de renda estipulado pelo programa.
Geração de Energia Eólica OffshorePetrobras estuda viabilidade de 7 projetos em parceria com a EquinorA geração de energia a partir dos ventos offshore tem sido uma tendência crescente no Brasil. A Petrobras anunciou que irá estudar a viabilidade de sete projetos para geração de energia eólica offshore na costa brasileira em parceria com a empresa privada Equinor. Esses parques eólicos em potencial podem gerar até 14,5 GW de energia e fazem parte dos esforços da Petrobras para diversificar suas fontes de energia limpa e contribuir para o desenvolvimento sustentável do país.