**Mercados globais otimistas com divulgação do IPC dos EUA**

Os mercados globais estão começando o dia com um sentimento otimista nesta quinta-feira (10). Os investidores aguardam ansiosamente a divulgação do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) dos Estados Unidos, cujo resultado poderá influenciar a próxima decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed) em sua reunião de setembro.

De acordo com as estimativas do mercado, espera-se um aumento de 0,2% em comparação com junho e um crescimento de 3,3% nos últimos 12 meses. Além disso, prevê-se que o IPC central siga o mesmo ritmo, atingindo 4,7% nos últimos 12 meses – mais que o dobro da meta de inflação estabelecida pelo Fed – embora seja o valor mais baixo desde 2021.

Roberto Campos Neto discutirá inflação e taxas de juros no Senado

No âmbito político, Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central do Brasil, estará presente em uma audiência no Senado para discutir sobre inflação e taxas de juros.

No cenário empresarial, além das repercussões dos relatórios de lucros divulgados ontem por várias empresas como Banco do Brasil, Minerva, Hapvida e Rede D’Or, os investidores aguardam novos resultados. As empresas Azul e Boa Safra divulgarão seus números antes da abertura do mercado. Após o fechamento, mais de 60 empresas anunciarão seus lucros, incluindo B3, Cyrela, Locaweb, Sabesp e Yduqs.

Mercados asiáticos fecham em alta, exceto Kospi da Coreia do Sul

Os futuros mercados americanos apresentam tendência de alta nesta manhã antes da divulgação do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de julho. Além disso, também serão divulgados hoje os números dos pedidos iniciais de auxílio-desemprego e os salários por hora.

Os mercados asiáticos tiveram um fechamento em alta, com exceção do índice Kospi da Coreia do Sul, que aguarda os dados do IPC de julho dos Estados Unidos. No Japão, o Nikkei 225 se recuperou e subiu 0,84%. O índice Hang Seng de Hong Kong registrou um aumento de 0,25%, enquanto o índice do continente chinês se recuperou e encerrou em alta. Por outro lado, o Kospi da Coreia do Sul teve uma queda de 0,14%.

Mercados europeus operam com ganhos generalizados

Enquanto isso, os mercados europeus estão operando com ganhos generalizados. Os investidores estão analisando uma nova rodada de relatórios de lucros corporativos e aguardam ansiosos pelos dados sobre inflação nos Estados Unidos, que podem fornecer informações importantes sobre as próximas ações do Fed.

Preços do petróleo em alta devido a reduções nos estoques e cortes de produção

Na área energética, os preços do petróleo estão em alta. Isso se deve às reduções significativas nos estoques de combustíveis nos Estados Unidos e aos cortes na produção realizados pela Arábia Saudita e Rússia. Os preços das commodities também receberam suporte dos dados governamentais que mostraram diminuições nos estoques de gasolina e destilados no país. Entretanto, houve uma queda nos preços do minério de ferro negociado na Bolsa Dalian.

O Bitcoin está sendo negociado a $29.487,00.

Agenda do dia inclui divulgação do IPC nos EUA e PMS no Brasil

A agenda destacada para hoje inclui a divulgação do IPC nos Estados Unidos e a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) no Brasil. Além disso, Roberto Campos Neto participará de uma sessão no Senado para apresentar o Relatório sobre Inflação e o Relatório sobre Estabilidade Financeira do Banco Central.

NotíciaMercados GlobaisOutros Destaques
IPC nos Estados UnidosFuturos mercados americanos apresentam tendência de altaRoberto Campos Neto participará de sessão no Senado
Mercados AsiáticosFechamento em alta, exceto Kospi da Coreia do Sul
Mercados EuropeusOperando com ganhos generalizadosAnálise de relatórios de lucros corporativos
Preços do PetróleoEm alta devido a reduções nos estoques e cortes na produção
BitcoinAtualmente negociado a $29.487,00
AgendaDivulgação do IPC nos EUA e PMS no BrasilRoberto Campos Neto apresentará relatórios no Senado

Com informações do site InfoMoney.

Categorizado em: