INSS adota medidas para diminuir fila de solicitações pendentes

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está tomando medidas para reduzir a fila de solicitações pendentes, que atualmente chega a 1,6 milhão. O presidente da agência, Alessandro Stefanutto, afirma que estão sendo implementados mecanismos para agilizar as avaliações médicas iniciais e a análise administrativa, permitindo que os segurados saiam da fila e outros beneficiários possam utilizar essas avaliações programadas.

Sistema AtestMed é uma das medidas adotadas

Uma das medidas adotadas pelo INSS é o sistema AtestMed, que possibilita o envio de certificados médicos online. Anteriormente pouco utilizado, com menos de mil análises por dia, atualmente o AtestMed já realiza em média 10 mil avaliações diárias, concedendo benefícios a cerca de 7.000 beneficiários. Essa iniciativa tem contribuído significativamente para reduzir a fila.

Mais disponibilidade de avaliação nos meses de novembro e dezembro

Além disso, espera-se que haja mais disponibilidade de avaliação nos meses de novembro e dezembro em comparação com a demanda por avaliações médicas. O Secretário do Regime Geral da Previdência Social, Adroaldo da Cunha, estima que seja possível reduzir progressivamente o número de solicitações pendentes em 100 mil por mês nos próximos meses.

Extensão automática do auxílio-doença por 30 dias pode ajudar

Outra medida que pode ajudar a diminuir a espera é a extensão automática do auxílio-doença por 30 dias. Isso aumentaria a capacidade operacional da agência e reduziria o tempo de espera dos segurados. A intenção dessa medida é também reduzir gastos, pois o contato frequente com as pessoas beneficiárias do auxílio-doença poderá fazer com que aqueles que já estão curados optem por não solicitar a extensão e retornem ao trabalho.

Segurados devem solicitar extensão apenas se necessário

Uma das reclamações recorrentes é a falta de uma avaliação médica que ateste a aptidão para o retorno ao trabalho. No entanto, Cunha ressalta que se o segurado não solicitar a extensão do auxílio-doença a cada 30 dias, isso significa que ele se recuperou e está apto para voltar a trabalhar.

Com essas medidas em vigor, espera-se que a fila no INSS diminua consideravelmente nos próximos meses, proporcionando mais agilidade no atendimento aos segurados e beneficiários. O órgão está empenhado em melhorar seu processo e garantir que as avaliações sejam realizadas de forma eficiente, beneficiando assim aqueles que dependem dos serviços prestados pelo INSS.

Medidas AdotadasResultados
Sistema AtestMedMédia diária de 10 mil avaliações, concedendo benefícios a cerca de 7.000 beneficiários
Mais disponibilidade de avaliaçãoEstima-se redução de 100 mil solicitações pendentes por mês nos próximos meses
Extensão automática do auxílio-doençaAumento da capacidade operacional e redução do tempo de espera dos segurados
Segurados aptos para retorno ao trabalhoSe não solicitarem extensão, significa que estão recuperados e aptos para trabalhar

Com informações do site UOL.

Categorizado em: