Mais do que relembrar crimes do ‘médium’, série ‘João Sem Deus’ quer ampliar as vozes das vítimas

A série “João Sem Deus: A Cessação de Abadiânia” é uma produção da Ventre Studio que mergulha nos eventos envolvendo João Teixeira, conhecido como João de Deus. No entanto, a série não se limita a retratar esses acontecimentos, mas também revela os impactos do abuso sexual e estupro cometidos por ele sob o pretexto de cura espiritual.

Ao expor a complexa rede de proteção criada por João de Deus em Abadiânia, Goiás, a série mostra como ele conseguiu cometer esses crimes em segredo. Essa rede inclui até mesmo pessoas que abandonaram suas vidas para se juntar a ele na Casa Dom Inácio de Loyola, onde eram realizados os tratamentos.

O objetivo principal da série “João Sem Deus” não é apenas relembrar os crimes do “médium”, mas sim **amplificar as vozes das vítimas**. Para isso, o elenco conta com Marco Nanini interpretando o curador, Bianca Comparato como Carmem e Karine Teles como Cecília, duas irmãs cujas vidas são afetadas pelo líder espiritual.

A narrativa se desenrola 17 anos após o primeiro contato das irmãs com João de Deus. Cecília, uma das vítimas, parte de Lisboa para resgatar sua irmã Carmem, que tornou-se a mão direita do médium em Abadiânia. Através dessa história, a série retrata as consequências do crime e as diferentes formas como cada vítima lida com sua experiência.

Quanto aos desdobramentos do caso João de Deus na vida real, as denúncias começaram a surgir em dezembro de 2018, revelando crimes cometidos desde a década de 1980. João Teixeira foi condenado em diversos casos, recebendo uma sentença total de 489 anos e 4 meses de prisão. No momento, ele está cumprindo prisão domiciliar em Anápolis. A produção da série se baseou em artigos jornalísticos, arquivos, livros, documentários e entrevistas com vítimas e advogados envolvidos no caso.

Além do protagonista do crime, a série também busca retratar **a diversidade de experiências das vítimas** e os diferentes impactos que o crime teve sobre elas. Algumas encontram forças para falar sobre o assunto, enquanto outras sofrem emocionalmente ou até mesmo tiram suas próprias vidas. Também há aqueles que acreditam terem sido curados por João de Deus apesar de também serem vítimas. A complexidade dessas experiências é explorada através dos diferentes personagens na série.

“João Sem Deus: A Queda de Abadiânia” está disponível no Canal Brasil e Globoplay + Channels e representa um importante marco ao **dar voz e visibilidade às vítimas de abuso sexual**. A série contribui para discussões e reflexões sobre o tema, abrindo espaço para uma maior conscientização e combate a esse tipo de crime.

Notícia
Série: “João Sem Deus: A Cessação de Abadiânia”
– Produção da Ventre Studio
– Retrata eventos envolvendo João Teixeira, conhecido como João de Deus
– Revela os impactos do abuso sexual e estupro cometidos por ele sob o pretexto de cura espiritual
– Exposição da complexa rede de proteção criada por João de Deus em Abadiânia
– Objetivo principal é amplificar as vozes das vítimas
– Elenco conta com Marco Nanini, Bianca Comparato e Karine Teles
– Narrativa se desenrola 17 anos após o primeiro contato das irmãs com João de Deus
– João Teixeira condenado a 489 anos e 4 meses de prisão
– Série baseada em artigos jornalísticos, arquivos, livros, documentários e entrevistas
– Retrata diversidade de experiências das vítimas e os diferentes impactos do crime
– Disponível no Canal Brasil e Globoplay + Channels
– Contribui para conscientização e combate ao abuso sexual

Com informações do site G1.

Categorizado em: