Operação internacional contra pirataria online retira 606 sites do ar no Brasil e exterior

O Ministério da Justiça e Segurança Pública divulgou os resultados da Operação 404.6, que combate a violação à propriedade intelectual na internet. A ação, coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, contou com a participação das polícias civis do Brasil, Reino Unido, Peru, Estados Unidos e Argentina e resultou no bloqueio de 606 sites irregulares.

A Operação 404.6, em sua sexta fase, é uma iniciativa internacional que visa a redução dos crimes de pirataria online. Segundo Alessandro Barreto, coordenador do Laboratório de Operações Cibernéticas, essa operação é uma continuidade das etapas anteriores realizadas no início deste ano. Ele ressalta a importância de prevenir e combater a romantização da pirataria, destacando o prejuízo anual de R$12 bilhões que o Brasil sofre com esse crime.

No Brasil, 22 mandados judiciais estão sendo cumpridos para busca e apreensão, além do bloqueio e/ou suspensão de 238 sites e aplicativos ilegais que realizam transmissões não autorizadas de conteúdo protegido por direitos autorais. Já nos outros países participantes, cerca de 368 sites foram bloqueados e dois mandados judiciais foram executados com apreensão de dispositivos eletrônicos.

A Operação 404.6 faz parte do Plano Nacional de Ação sobre Propriedade Intelectual 2023-2025, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. O objetivo desse plano é inutilizar os serviços criminosos que violam direitos autorais, sendo importante destacar que a pirataria é um crime passível de pena de dois a quatro anos de prisão, além de multa.

Essa operação conjunta entre países representa um marco na luta contra a pirataria e proteção da propriedade intelectual. É fundamental conscientizar sobre as consequências dessa prática ilegal, que afeta diretamente artistas, criadores e toda a indústria criativa global.

Operação 404.6Resultados
Países participantesBrasil, Reino Unido, Peru, Estados Unidos e Argentina
Sites bloqueados606
Prejuízo anual causado pela pirataria no BrasilR$12 bilhões
Mandados judiciais cumpridos no Brasil22
Sites e aplicativos ilegais bloqueados no Brasil238
Sites bloqueados nos outros países368
Mandados judiciais executados nos outros países2
Medida importanteApreensão de dispositivos eletrônicos para análise forense
Plano Nacional de Ação sobre Propriedade Intelectual 2023-2025Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços
Pena para pirataria no Brasil2 a 4 anos de prisão + multa

Com informações do site G1

Categorizado em: