O Meu INSS é um serviço do Governo Federal que está disponível para todas as pessoas que recebem qualquer tipo de benefício provindos do INSS. Desde aquelas pessoas que estão recebendo algum auxílio temporário, como salário maternidade, até mesmo os aposentados e pensionistas com benefício permanentes. 

Muitas pessoas infelizmente não sabem qual o caminho mais curto para se realizar um cadastro inicial ou trocar a senha em casos de extravio de sua conta INSS. Nesse artigo vamos ensinar então o passo a passo desse processo que é considerado simples. Lembrando que para realizar o cadastro é necessário estar com os seus documentos em mãos. Vamos lá!

Antes de tudo será necessário você baixar o aplicativo para Android ou IOS e instalar em seu dispositivo celular. Caso desejar, poderá acessar também através de seu computador. 

Se você precisa realizar o seu primeiro cadastro ou não está conseguindo recuperar a senha para acessar o site do Meu INSS, os passos são praticamente os mesmos. Essa senha do INSS serve também para Carteira de Trabalho Digital como também para o cartão SUS.

Quando você extravia a sua senha e não tem nenhum email ou telefone para recuperação do seu cadastro, muitas vezes o INSS pede as informações previdenciárias e aí então você consegue recuperar a sua senha inicial, porém muitas pessoas possuem uma determinada informação dentro do site e nos documentos informações totalmente diferentes, como numeração, nome da mãe, alteração do seu nome após casamento, data de nascimento com numeração divergente, etc. Tudo isso pode acabar causando inconsistência no sistema e você não poderá recuperar a sua senha, se isso ocorrer, basta comparecer até uma Agência da Previdência Social (APS), pessoalmente ou por meio de uma pessoa que seja o seu procurador(a), e solicitar a senha provisória para você ter acesso ao Meu INSS.

Como recuperar senha do INSS

Primeiramente você deverá acessar o site servicos.economia.gov.br, no seu computador ou em seu dispositivo celular. Após isso você precisará preencher o seu nome completo, o seu CPF, inserir o seu endereço de email pessoal, caso não possua um email pessoal você deverá fornecer o email de um familiar ou amigo que a partir do momento que chegar alguma informação mais pertinente, ele poderá te avisar. Depois do email o campo telefone precisa ser fornecido e é por ele que muitos avisos podem chegar em seu SMS, portanto preencha de forma correta esse campo. Para finalizar no campo assunto você deverá escolher a opção, “não consegui recuperar a minha conta”, preciso incluir ou alterar meu e-mail para fazer nova senha. Opção essa que deve ser utilizada para quem está com telefone desatualizado também. 

Por fim logo abaixo irá aparecer uma caixa de informação com a seguinte sugestão “clique na opção enviar solicitação”, efetuar o preenchimento dessas informações é de suma importância, isso porque muitas pessoas preenchem os seus dados e esquecem no botão final que é justamente o botão de solicitação de nova senha. 

INSS

Confirmação de cadastro e senha

Em seu e-mail cadastrado deverá chegar um número de protocolo de atendimento alegando que a sua solicitação está em fase de processamento. É de suma importância o campo de email estar preenchido de forma correta pois é através dele que você terá as respostas futuras do INSS sobre solicitação de informações, benefícios entre outros.  

Caso seja encontrada alguma divergência nas informações prestadas, deverá aparecer uma caixa de informação contendo a seguinte mensagem, “detalhamento do chamado, para esta opção não é necessário preencher o campo, basta preencher os campos pedidos e anexar a selfie com documento conforme instrução”.

Para extravio de email

Em casos de perda de email, a opção escolhida deverá ser a seguinte, “quer recuperar o seu acesso mas não tem mais acesso ao email cadastrado, então precisamos do seu consentimento para alterar seus dados cadastrais no sistema conforme a lei 13-709 de 2019“, em casos de aceite da informação oferecida você deverá cadastrar então novamente o seu nome completo como também o seu CPF nos campos solicitados, e após isso aceitar as diretrizes que mencionam a seguinte informação. “Eu autorizo o Portal INSS e o Ministério da Economia a alterar meus dados cadastrais da plataforma de autenticação do login e da senha única”.

No campo de anexos você deverá anexar as seguintes informações: Uma foto de rosto em selfie com documento escolhido com a sua foto ao lado do seu rosto. Após salvar esse arquivo carregue as informações e envie para análise. Lembrando que se o seu documento pessoal não tiver o número de seu CPF, você deverá segurar também o seu CPF ao lado do seu rosto e também enviar.

Fotos que não são aceitas 

  • Fotos com óculos escuros ou e graus;
  • Fotos com outras pessoas;
  • Fotos com boné ou chapéu;
  • Fotos desfocadas;

É importante frisar que não serão aceitas cópias de documentos, rasurados, rasgados ou que dificulte o acesso às informações. Após isso basta aguardar o envio de um email por parte do INSS. 

Canais de Atendimento via telefone

Para entrar em contato via telefone o número é a Central 135

Categorizado em: