Comércio online cresce no Brasil e deve movimentar mais de R$ 186 bi

O comércio eletrônico no Brasil está em constante crescimento e tem previsão de movimentar mais de R$ 186 bilhões nos próximos anos, de acordo com uma pesquisa inédita realizada pela Octadesk em parceria com a Opinion Box. O estudo revelou que o interesse do consumidor brasileiro pelas compras online tem aumentado consideravelmente, impulsionado pela praticidade, oportunidade de comparar preços e descontos exclusivos.

A pesquisa mostrou que 62% dos consumidores que utilizam o comércio eletrônico fazem entre duas e cinco compras por mês. Além disso, 58% dos entrevistados afirmaram que fizeram mais compras online do que nas lojas físicas nos últimos seis meses. Ainda segundo a pesquisa, 85% dos participantes adquiriram produtos no último mês através do comércio eletrônico.

A diretora de Receitas da Octadesk, Mahara Scholz, destaca as principais projeções para o futuro do comércio eletrônico nos próximos meses. Segundo ela, os consumidores brasileiros online são predominantemente das classes CDE, mulheres, vivendo principalmente na região Sudeste do país e cerca de metade tem entre 30 e 49 anos.

Em relação aos canais preferidos pelos consumidores para realizar suas compras online, os sites e lojas virtuais estão no topo da lista, seguidos pelos marketplaces e pelos aplicativos próprios das lojas. Além disso, as redes sociais também desempenham um papel importante no comércio eletrônico, com dois terços dos consumidores buscando produtos desejados nessas plataformas virtuais.

Entretanto, a pesquisa revelou uma preocupação dos consumidores em relação à segurança nas compras online. 92% dos entrevistados evitaram fazer compras pela internet devido ao medo de serem vítimas de golpes. Por isso, é fundamental que as lojas demonstrem medidas visíveis de segurança, como selos de confiança, políticas de privacidade e medidas protetivas.

Outro dado relevante apontado no estudo é que muitos usuários recorrem a sites de reclamações para verificar a reputação das lojas antes de realizar suas compras. Segundo Mahara Scholz, essa preocupação com a garantia das compras realizadas online é uma questão importante que as empresas devem considerar.

A pesquisa abrangente sobre as tendências do comércio eletrônico foi realizada em maio deste ano, entrevistando mais de 2 mil consumidores maiores de 16 anos em todo o Brasil. Os resultados refletem uma mudança significativa nos hábitos de consumo dos brasileiros e fornecem informações valiosas para o mercado se adaptar às demandas e necessidades dos consumidores online.

Resumo da Notícia
62% dos consumidores brasileiros que utilizam o comércio eletrônico fazem entre duas e cinco compras por mês.
58% dos entrevistados afirmaram que fizeram mais compras online do que nas lojas físicas em um período de seis meses.
85% dos participantes adquiriram produtos no último mês através do comércio eletrônico.
A pesquisa revelou que os consumidores brasileiros online são predominantemente das classes CDE, mulheres, vivendo principalmente na região Sudeste do país e cerca de metade tem entre 30 e 49 anos.
Os canais preferidos pelos consumidores para realizar suas compras online são sites e lojas virtuais, seguidos pelos marketplaces e aplicativos próprios das lojas.
92% dos entrevistados evitaram fazer compras pela internet devido ao medo de serem vítimas de golpes.
Muitos usuários recorrem a sites de reclamações para verificar a reputação das lojas antes de fazerem compras online.
A pesquisa foi realizada em maio deste ano com mais de 2 mil consumidores em todo o Brasil.

Com informações do site EBC.

Categorizado em: