Carla Zambelli vai depor à Polícia Federal sobre invasão do hacker da Vaza-Jato ao TSE

Carla Zambelli, deputada do PL-SP, será interrogada pela Polícia Federal na terça-feira (14/11) em relação à invasão feita pelo hacker Walter Delgatti no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A investigação visa apurar as declarações feitas por Delgatti durante a Operação Lava Jato.

Zambelli está sendo investigada após as acusações do hacker de que ela o contratou para invadir os sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o objetivo de inserir informações falsas, incluindo um mandado de prisão fictício contra o juiz do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes.

Os investigadores obtiveram recibos de pagamento fornecidos pela equipe de Zambelli, que comprovam quatro transações financeiras realizadas via Pix por pessoas próximas à deputada. No entanto, seu gabinete parlamentar nega qualquer conexão entre o dinheiro transferido e a invasão dos sistemas do CNJ.

Durante seu depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) sobre os eventos ocorridos em 8 de janeiro, Walter Delgatti afirmou que Zambelli lhe prometeu um emprego caso Jair Bolsonaro fosse reeleito. O hacker também apresentou uma gravação em áudio como evidência, na qual ele alega ter recebido R$ 40.000 de um dos assistentes de Zambelli pelos seus serviços.

Em agosto deste ano, a Polícia Federal realizou a Operação 3FA, que tinha como alvos Carla Zambelli e Walter Delgatti. Na ocasião, Delgatti foi detido. O objetivo dessa operação era investigar a participação dos envolvidos na invasão dos sistemas do CNJ, bem como na inserção de documentos falsos e ordens de soltura na Base Nacional de Mandados de Prisão (BNMP).

De acordo com informações da Polícia Federal, esses crimes foram cometidos nos dias 4 e 6 de janeiro deste ano. Durante esse período, foram inseridas 11 ordens de soltura falsas e um mandado de prisão fictício contra Alexandre de Moraes no sistema do CNJ e em outros tribunais brasileiros.

Portanto, o interrogatório de Carla Zambelli pela Polícia Federal visa esclarecer seu possível envolvimento nesse caso complexo, investigando as acusações feitas pelo hacker Walter Delgatti e buscando estabelecer uma conexão entre os pagamentos recebidos e a invasão dos sistemas do CNJ.

Notícia
Carla Zambelli será interrogada pela Polícia Federal
Data: 14/11
Investigação: invasão do hacker Walter Delgatti no TSE
Objetivo da investigação: apurar declarações de Delgatti na Lava Jato
Acusação: contratação de Delgatti para invadir sistemas do CNJ
Recibos de pagamento comprovam transações financeiras
Negação de conexão entre dinheiro e invasão por parte do gabinete parlamentar
Delgatti afirmou que Zambelli prometeu emprego em caso de reeleição de Bolsonaro
Evidência: gravação em áudio e recebimento de R$ 40.000
Operação 3FA: alvos Zambelli e Delgatti
Objetivo da operação: investigar invasão e inserção de documentos falsos
Crimes cometidos nos dias 4 e 6 de janeiro
11 ordens de soltura falsas e 1 mandado de prisão fictício
Interrogatório visa esclarecer envolvimento de Zambelli no caso

Com informações do site G1.

Categorizado em: