Alemanha registra taxa anual de inflação de 6,2% em julho

Na terça-feira (8), a Alemanha confirmou as previsões em relação ao Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e encerrou o mês de julho com uma taxa anualizada de 6,2%, ligeiramente menor do que os 6,4% registrados no mês anterior, junho. Esses dados foram anunciados pelo escritório federal de estatísticas da Alemanha, conhecido como Destatis.

A taxa mensal de inflação também ficou dentro das projeções, atingindo 0,3%.

Um dos principais fatores que contribuíram para o aumento dos preços foi relacionado à energia, que teve um aumento de 5,7% em comparação com o mesmo período do ano passado. Em junho, esse aumento foi de 3,0%, e em maio foi registrado um aumento de 2,6%. Esses números indicam uma aceleração na escalada dos preços relacionados à energia.

Segundo a Destatis, os consumidores alemães precisaram pagar 17,6% a mais pela eletricidade em julho deste ano em comparação com o mesmo mês do ano passado. Esse aumento significativo se deve principalmente à abolição da sobretaxa EEG em vigor desde 1º de julho de 2022.

Em contrapartida, os preços dos alimentos subiram 11,0% em relação a julho de 2022, registrando um crescimento menor em relação ao aumento observado no mês anterior (13,7% em junho). A maioria dos grupos alimentares manteve preços mais altos em relação ao ano anterior. Os consumidores alemães pagaram 18,9% a mais por açúcar, conservas, mel e outros produtos doces; 16,6% a mais por pão e cereais; 15,7% a mais por vegetais; e 14,1% a mais por peixe, frutos do mar e mariscos. Destaca-se que os preços das gorduras e óleos comestíveis diminuíram em 12,9% em relação ao ano anterior.

Excluindo as variações de energia e alimentos, o IPC subjacente apresentou um aumento de 5,5%, ligeiramente inferior aos 5,8% observados no mês de junho. Isso indica que a inflação geral está sendo influenciada principalmente pelos setores de energia e alimentos.

Esses números revelam o impacto da inflação no cotidiano dos consumidores alemães. Compreender as variações de preços nos diferentes setores pode auxiliar na tomada de decisões financeiras e também oferece dados relevantes para políticas econômicas.

As projeções para os próximos meses indicam a possibilidade de flutuações nos índices inflacionários, uma vez que fatores como oferta e demanda, bem como condições macroeconômicas globais, podem afetar os preços nas diferentes categorias de consumo.

Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Alemanha – Julho de 2023
Taxa anualizada de inflação6,2%
Taxa mensal de inflação0,3%
Aumento dos preços relacionados à energia5,7%
Aumento dos preços dos alimentos11,0%
Aumento dos preços de eletricidade17,6%
Aumento dos preços de açúcar, conservas, mel e outros produtos doces18,9%
Aumento dos preços de pão e cereais16,6%
Aumento dos preços de vegetais15,7%
Aumento dos preços de peixe, frutos do mar e mariscos14,1%
Diminuição dos preços de gorduras e óleos comestíveis-12,9%
IPC subjacente (excluindo energia e alimentos)5,5%

Com informações do site InfoMoney.

Categorizado em: