Redução nas contas de energia elétrica beneficia consumidores de São Paulo e Paraná

Em meio à preocupação dos consumidores com as altas tarifas de energia elétrica em alguns estados do sul, o estado de São Paulo (SP) apresenta notícias favoráveis. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou uma redução significativa nas contas de luz, podendo chegar a 14,42%. Essa boa notícia beneficiará não apenas o estado de SP, mas também as tarifas da Enel SP, Energisa Tocantins e Companhia Campolarguense de Energia (Cocel) no Paraná.

A implementação dos novos preços das contas de luz está prevista para acontecer nesta quinta-feira, dia 29, no Paraná, e na próxima terça-feira, dia 4, em São Paulo e Tocantins. Estima-se que mais de 8,3 milhões de unidades consumidoras desses três estados sejam beneficiadas com essa medida.

Em São Paulo, a diminuição média na conta de luz emitida pela Enel SP será de 2,24%. Vale ressaltar que essa redução pode variar dependendo da classe do consumidor. Para clientes de alta tensão, a diminuição média será de 6,10%, enquanto para baixa tensão ela será um pouco menor: 0,97%.

No caso das residências especificamente, a conta de luz terá uma diminuição média de 0,91%. Já a Cocel, responsável pelo fornecimento energético em Campo Largo na região metropolitana de Curitiba (PR), terá uma redução média de 3,89% em suas tarifas. No entanto, é importante mencionar que essa diminuição beneficia somente os clientes de alta tensão, com um desconto de 14,42%.

Por outro lado, os consumidores de baixa tensão terão que lidar com um aumento de 3,70% em suas contas de luz. No caso das residências, o ajuste será um aumento de 3,45%. Já em Tocantins, a Energisa oferece um pequeno desconto de cerca de 0,31% para seus clientes.

Assim como em São Paulo, as reduções tarifárias em Tocantins também variam dependendo do tipo de consumidor. Para aqueles que se enquadram na categoria de alta tensão, a diminuição será de -0,76%, enquanto para baixa tensão ela será um pouco menor: -0,19%. Já para os consumidores residenciais, a redução tarifária será de 0,70%.

Como ficará a conta de luz em São Paulo? No caso da classe de consumo de baixa tensão (pequenas empresas e clientes residenciais), espera-se uma diminuição média de 0,97%. Especificamente para os clientes residenciais, a redução média será de 0,91%.

Por outro lado, os consumidores industriais e grandes empresas que fazem parte do grupo de alta tensão terão uma queda média na conta de luz de 6,10%. A classe rural enfrentará um aumento médio de 5,19%, assim como o chamado “subgrupo A5”, que inclui alguns clientes que possuem alta tensão e verão suas tarifas subirem cerca de 7,63%.

É importante observar que esses valores se referem à tarifa média e podem variar em cada caso específico. A redução nas tarifas foi impulsionada, em parte, pelo aproveitamento de créditos fiscais referentes ao PIS/Cofins, impostos federais aplicados nas contas de luz. Estima-se que o crédito utilizado seja de quase R$1.800 milhões, tendo um impacto negativo superior a 8% no cálculo considerado na revisão tarifária.

Como podemos ver, essa redução nas contas de energia elétrica trará benefícios significativos para os consumidores do estado de São Paulo e do Paraná. Essa medida alivia o peso das tarifas e representa uma economia para milhões de famílias e empresas.

EstadoRedução TarifáriaData de Implementação
São Paulo2,24% (média)04/08/2021
Paraná3,89% (alta tensão)
3,70% (baixa tensão)
29/07/2021
Tocantins0,31% (média)04/08/2021

Com informações do site FDR – Terra.

Categorizado em: