Agenda Internacional e Nacional Repleta de Acontecimentos Econômicos

Hoje, sexta-feira (17), temos uma agenda internacional repleta de acontecimentos importantes. Três líderes do Federal Reserve farão discursos que vão impactar o cenário econômico mundial. Além disso, teremos a divulgação dos dados sobre o início da construção de moradias nos Estados Unidos.

No Brasil, os investidores estão atentos às atividades do Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e do Diretor de Política Econômica, Diogo Guillen. Também esperam a publicação do Índice Geral de Preços (IGP-10) referente a novembro e o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) para setembro. Esse último dado é considerado uma “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), fornecendo indícios sobre o panorama econômico nacional.

Nos mercados futuros em Nova York, observamos uma ligeira alta, enquanto os mercados acionários europeus apresentam maior força. Vale destacar que a libra esterlina enfraqueceu após as vendas no varejo no Reino Unido mostrarem queda em outubro, contrariando as expectativas dos analistas.

Índice de Preços ao Consumidor sobe abaixo das estimativas na zona do euro

Na zona do euro, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) subiu abaixo das estimativas para outubro. Além disso, na política norte-americana, o presidente Joe Biden assinou um projeto temporário de gastos antes do possível fechamento do governo. Isso gerou disputas com parlamentares republicanos em relação ao orçamento federal para o próximo ano e manteve congelada a ajuda à Ucrânia e Israel.

No cenário brasileiro, podemos esperar um possível favorecimento do Ibovespa devido ao leve aumento das ações internacionais e dos preços do petróleo. O dólar mais fraco também pode indicar uma valorização do real em relação a outras moedas emergentes e moedas vinculadas a commodities.

Em relação às taxas de juros, uma ligeira queda da curva de rendimentos do Tesouro pode trazer algum alívio juntamente com o dólar. No entanto, os indicadores de hoje – IGP-10 e até mesmo IBC-Br – podem ter uma influência limitada diante das preocupações fiscais que ainda são relevantes. O ministro das Finanças, Fernando Haddad, afirmou na quinta-feira que está trabalhando para garantir cortes orçamentários menores para alcançar um déficit zero no próximo ano.

Agenda Nacional: Divulgação de Indicadores Econômicos e Eventos com Autoridades do Banco Central

A agenda de hoje inclui a divulgação do IBC-Br de setembro e do IGP-10 de novembro. Também teremos eventos matinais com a participação do Diretor de Política Econômica do Banco Central, Diogo Guillen, e o Presidente Roberto Campos Neto. No cenário internacional, serão divulgados dados sobre início da construção de moradias nos Estados Unidos e estão previstos discursos de líderes do Federal Reserve: Vice-Presidente para Supervisão Michael Barr; Presidenta do Fed de Boston Susan Collins; Presidente do Fed de Chicago Austan Goolsbee.

Em resumo, hoje teremos uma agenda movimentada tanto no cenário nacional quanto internacional. Os discursos dos líderes do Federal Reserve podem trazer insights valiosos para entendermos as perspectivas econômicas globais. No Brasil, os resultados do IGP-10 e do IBC-Br podem fornecer indícios sobre a situação econômica atual e futura do país. Além disso, eventos políticos e instabilidades no mercado internacional também impactarão as decisões dos investidores.

Agenda InternacionalAgenda Nacional
Discursos de líderes do Federal ReservePresidente do Banco Central e Diretor de Política Econômica
Dados sobre início da construção de moradias nos EUADivulgação do IGP-10 de novembro
Divulgação do IBC-Br de setembro

Com informações do site Estadão E-Investidor, o mercado hoje tem como destaques a prévia do PIB brasileiro e os discursos de dirigentes do Fed nesta sexta-feira.

Categorizado em: