Se você faz parte deste grupo de pessoas, não se preocupe!
Hoje nós aprenderemos de uma vez por todas a como consultar seu recurso INSS ONLINE de maneira simples e prática.
Veremos a seguir as principais informações e detalhes de como você deve fazer sua consulta para que não aconteça nenhum imprevisto indesejado.
É importante ler o artigo até o fim para tirar todas as suas dúvidas e aprender como entender o resultado do seu pedido de revisão.
Saiba também no final do artigo, o que fazer caso o seu pedido seja negado.
Sumário:
Como realizar a consulta:
É possível realizar a consultar do seu recurso de diferentes formas, você pode agendar um horário, diretamente no posto de atendimento do INSS ou consultar pelo site e-Recursos da Previdência Social e saber o resultado direto da sua casa.
Ambos funcionarão perfeitamente.
Saiba porém que a resposta demora entre 30 à 60 dias para gerar um resultado após ingressar com o processo administrativo.
Para fazer de forma online é só seguir nosso guia:
Primeiramente basta que entre no site do e-Recursos CLICANDO AQUI.
Depois de entrar no site, você deve digitar seus dados completos, como:
- Protocolo
- Seu número de CPF
- O número do benefício, nas caixas igual a imagem abaixo.
Em seguida digite os números verificadores que aparecem na caixa e clique em CONSULTAR.
Pronto, você já tem a resposta de como está o andamento do seu pedido de recurso junto à Previdência Social. Não se preocupe se não aparecer, as vezes demora um pouco para atualizar o sistema.
Se já passou este tempo e você ainda não recebeu nenhum comunicado, ou não houve qualquer mudança, você deve procurar a ouvidoria do INSS e ingressar com uma reclamação. Muitos leitores do Saiba seus Direitos tem comentado que após a reclamação seu processo finalmente andou.
Caso tenha qualquer problema na hora de realizar sua consulta, você sempre pode ligar 135 para se informar das 7 da manhã as 22 da noite em dia de semana.
Destaca-se que neste caso não se utiliza o Meu INSS, e sim o site próprio do conselho de recursos.
Ou você pode também deixar um comentário, ficaremos felizes em ajudar.
Requisitos para consultar o recurso INSS pela internet?
Antes de realizar a consulta do seu recurso INSS pela internet, precisamos ter algumas coisas em mente:- Para que você possa acompanhar o andamento do seu recurso, você precisa aguardar um pouco após fazer o seu envio, já que existe um prazo de até 30 dias para o encaminhamento do recurso para o CRPS.
- Você precisará do protocolo do recurso para que faça a consulta do mesmo, e caso o seu recurso ainda não tenha sido protocolado, você pode realizar um atendimento no site ou pelo número de telefone 135, de segunda a sábado das 07:00 às 22:00.
Para que possamos realizar a consulta, precisamos ter em mãos alguns dados do titular do benefício.
Veja a seguir os dados necessários para realizar a consulta:- Nome completo do contribuinte: Este é um dado fundamental para que você possa realizar sua consulta online, mas caso o nome do contribuinte não esteja de acordo com o sistema do INSS, não será possível prosseguir com este procedimento.
- Protocolo do recurso: Este protocolo é fornecido no momento do atendimento que é feito pelo INSS, onde você receberá o número do benefício. Tenha muita atenção e não perca este protocolo, já que a perda do mesmo impossibilita o acesso ao andamento do recurso que está sendo requerido.
- Data de nascimento: Não se esqueça de ter em mãos a data de nascimento do contribuinte, sendo que a mesma deve estar correta e constar no sistema do INSS.
- CPF do contribuinte: É extremamente necessário ter o CPF em mãos. Revise com atenção ao inserir as informações deste documento, já que este também não pode estar incorreto.
Após garantir a veracidade e autenticidade de todas as informações inseridas no portal Meu INSS, basta aguardar o resultado da sua pesquisa.
O que fazer se for negado?
Se o seu pedido de recurso for negado, a única opção para modificar a decisão do INSS é ingressar com um pedido na Justiça Federal da sua cidade e requerer o que é seu direito.
Saiba que muitas vezes o segurado tem seu pedido junto à Previdência indeferido indevidamente.
Neste caso você deve procurar um advogado previdenciarista de confiança ou a defensoria pública da sua cidade. Recomendo sempre a primeira opção, visto que a defensoria apesar de também ser altamente qualificada, está sempre sobrecarregada.
O Advogado em seguida ingressará com um pedido junto à Justiça, requerendo a concessão do benefício e o pagamento de todos os meses desde o dia que foi negado.
Você pode ler mais no nosso guia completo caso seu benefício seja negado
O que é o Recurso INSS?
É um recurso administrativo dirigido à Previdência Social requerendo a modificação da decisão sobre um pedido de benefício feito junto ao órgão. É quando o segurado do INSS não concorda quando seu pedido foi indeferido ou negado.
Para que seja encaminhado este recurso ao CRPS (Conselho de Recursos da Previdência Social), o cidadão deve analisar e contestar a decisão por meio do recurso que está sendo realizado, após ter sido negado o seu benefício do INSS.
Após se informar, tomar conhecimento da decisão que será contestada e apresentar o seu recurso ao Conselho, você receberá um protocolo deste recurso em questão e poderá acompanha-lo pela internet.
Infelizmente consultar uma informação relacionada ao INSS nunca foi tão fácil!
Podendo realizar a consulta por meio de um portal, como ensinado anteriormente, você tem acesso a diversos serviços oferecidos pelo mesmo sem ao menos sair de casa, visto que para fazer acesso a este portal, basta ter internet.
Permitindo ao cidadão verificar o andamento de procedimento de recurso, este portal apresenta ao contribuinte uma maior comodidade, sem a necessidade de se deslocar até uma agência do Instituto Nacional do Seguro Social e ter que perder tempo em filas para realizar este procedimento.
Em quanto tempo sai o resultado?
É de grande importância saber que o resultado da pesquisa do recurso em questão depende do INSS, já que este resultado só será disponibilizado, caso o INSS tenha procedido à instrução do processo de requerimento do recurso.
Caso não tenha sido encaminhado o processo para o Conselho de Recursos da Previdência Social após a protocolização do recurso, você pode se dirigir até uma Agência da Previdência Social e solicitar uma informação, ou caso prefira, você pode cadastrar uma reclamação na ouvidoria do Ministério da Previdência social pelo site ou pelo número de telefone 135 na Central de Atendimento.
Posso adicionar novos elementos ao pedido?
Sim. O ato de adicionar novos elementos ao pedido de recurso INSS deve ser realizado no guichê do órgão julgador do CRPS ao protocolar o seu recurso.
Você pode adicionar novos documentos ao seu recurso, até antes do seu processo ser apregoado em sessão de julgamento. Após essas mudanças serem feitas, o processo será devolvido ao INSS para que haja conhecimento e manifestação das alterações.
Caso você tenha alguma dúvida com relação a alterações do seu recurso, você pode ligar gratuitamente para a Central de Atendimento do INSS pelo número de telefone 135, de segunda a sábado das 07:00 às 22:00 (horário de Brasília).
Caso tenha ficado qualquer dúvida, você também pode deixar um comentário abaixo ou entrar em contato diretamente com nossa equipe.