Quer aprende como você pode consultar sua aposentadoria por idade? Apresentamos as 03 melhores formas no nosso guia completo!

O Ministério da Previdência social é o órgão que cuida das contribuições de todos os segurados da Previdência social e é quem responde pela aposentadoria que cada segurado terá direito e são nas agências do INSS que devem ser requeridos os benefícios de cada segurado.

Muitas vezes o trabalhador encontra-se em dúvida como pode dar entrada ou consultar o seu pedido em andamento, prensando nisso criamos o guia abaixo para facilitar o entendimento.

Nele você aprenderá passo-a-passo como realizar o procedimento junto à Previdência Social.

Você também pode saber os requisitos e conceitos da a aposentadoria por idade, em nosso guia completo.

Leia o artigo até o final para descobrir qual a melhor forma para você.

Quem pode requerer aposentadoria por idade?

A aposentaria por idade pode ser requerida pelo segurado que possuir no mínimo 65 anos, caso homem e 60 anos, a mulher, devendo ter no mínimo 180 contribuições a Previdência Social. Essa idade diminui cinco anos para os segurados que exercem atividade rural.

O requerimento da aposentadoria por idade deve ser feito em uma agência do INSS com os documentos que comprovem o requerimento do benefício do INSS e após iniciar o processo do requerimento é só acompanhar o andamento dele até que se obtenha a resposta de concessão ou não mesmo.

É possível consultar o andamento do processo de formas diferentes, sendo a forma mais rápida e fácil pelo site MEU INSS.

consultando pelo telefone

Consultando pelo Telefone

O INSS disponibiliza o número 135 para segurado saber informações referentes ao seu benefício.

A ligação feita pelo telefone público ou fixo não gerará nenhum valor, sendo gratuita, mas caso se opte por realiza-la pelo celular haverá o custo de uma ligação local.

O atendimento por telefone é realizado de segunda a sábado, no horário de 07h00minh as 22h00min.

É importante que ao ser realizada a ligação tenha em mãos alguns documentos do segurado:

  • CPF
  • RG
  • Protocolo de requerimento do pedido de aposentadoria
  • Carteira de Trabalho.

Consulta do andamento da aposentadoria por idade pessoalmente

Essa é a forma que requer maior paciência do segurado, pois ele enfrentará longas filas na agência do INSS.

Para isso basta agendar seu horário junto com a Previdência Social (Clique no nosso guia completo de como fazer isso) e comparecer na hora marcada com todos os seus documentos.

Você pode consultar aqui qual a agência mais perto de você.

Lembre-se de ir com meia hora de antecedência!

A vantagem de ir pessoalmente é que o segurado pode tirar qualquer dúvida que tenha sobre seu benefício junto com o funcionário

consulte pela internet

Pela INTERNET.

Essa é a maneira mais fácil e rápida de realizar a consulta do BENEFÍCIO, podendo ser realizada a qualquer momento e em qualquer lugar.

Entre no site do INSS clicando aqui ao abrir a página é necessário fazer o login, caso já tenha cadastro no MEU INSS.

Procure na lateral direita à figura de um boneco, clique, informe o CPF e sua senha para ter acesso ao sistema em seguida procure do lado esquerdo “aposentadoria urbanas” e siga os procedimentos para consultar o seu benefício, conforme a imagem abaixo.

 

Se tiver algum tipo de dificuldades, veja nosso guia de como solucionar qualquer problema no Meu INSS.

Caso não tenha o cadastro no MEU INSS siga os passos a seguir.

Após acessar o site, procure na lateral esquerda do site uma figura de um boneco, aperte na figura, clique em login, abrirá uma nova tela, clique em cadastre-se.

Abrirá uma nova janela, clique novamente em cadastre-se. Nesse momento é importante ter em mãos a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), CPF e RG do segurado.

Na versão anterior do sistema era necessário que fosse informado também o número do protocolo do requerimento da aposentaria que era feito em agência, nessa nova versão do site não se faz necessário, um dos benefícios da mudança do sistema do INSS.

Preencha as informações pedidas sobre o segurado, nome completo, CPF, data de nascimento e nome da mãe, clique em próximo. Nessa nova janela serão feitas perguntas a respeito do vinculo do segurado com o INSS, como  por exemplo “Qual salário você recebia no seu último emprego com carteira assinada” já sendo disponibilizada no  próprio sistema  as opções de resposta, devendo  ser escolhida somente uma resposta por pergunta.

Após respondê-las o sistema fornecerá uma senha inicial para o primeiro acesso.

Anote a senha e clique em MEU INSS.

Você será redirecionado novamente para página inicial do MEU INSS.

Na nova janela procure a figura do boneco, na lateral direita do site, clique em login, nessa nova página digite o CPF e senha fornecida pelo site, clique em “NÃO SOU UM ROBÔ” e logo após clique em ENTRAR.

Nesse momento será necessária à alteração da senha fornecida para o primeiro acesso por uma senha permanente, anote essa senha para não esquecê-la.

Após alterar a senha o sistema pedirá uma autorização para acesso, clique em “EU AUTORIZO”.

Caso tenha qualquer dúvida, visite nosso guia completo do Meu INSS.

Consultando no Meu INSS

Após ter efetuado o login, procure no menu lateral esquerdo agendamento/requerimento.

Na tela abrirá todos os requerimentos recentes feitos pelo segurado ao INSS, na descrição aparece o tipo de requerimento de aposentadoria feito, nesse caso REQUERIMENTO DE APOSENTADORIA POR IDADE.

No campo SITUAÇÃO, será possível observar a situação do processo.

Caso tenha o nome exigência, é algum pedido que está sendo requerido pelo INSS ao segurado, e o prazo para respondê-lo é de trinta dias.

Para observar os detalhes do processo clique no desenho da lupa na lateral direita da aba do pedido.

Caso tenha sido concedido haverá uma mensagem informando que o pedido foi deferido e quando será iniciado o seu pagamento.

Caso tenha sido negado, na mensagem haverá pedido indeferido e a razão que o levou a não ser aceito.

Ex: Quantidade de contribuições abaixo das necessárias para requerer aposentadoria.

Nessa janela em ambos os casos, é possível fazer o download do o processo e a analise do benefício, além de poder gerar o comprovante da concessão ou não do benefício.

Você também pode consultar sua carta de concessão Online!

Essas são as formas para consultar o a aposentadoria por idade, basta que você escolha uma dela para executar sua consulta.