Muitos trabalhadores esperam ansiosamente pelo momento em que poderão se aposentar. Mas são poucos os que realmente se preparam para aposentar com qualidade. Afinal, você não gostaria de ter que lidar com estresse justamente nessa fase de sua vida, não é?

Ao se planejar antes para esse momento, você conseguirá se aposentar com qualidade, evitando problemas burocráticos na hora de solicitar o seu benefício, e também problemas financeiros que podem surgir quando você não pensa direito no futuro.

Para te ajudar, selecionei cinco dicas para se aposentar com qualidade justamente para evitar que você tenha que passar por dores de cabeça e problemas que se tornam desnecessários diante da possibilidade de um planejamento.

Leia nosso artigo até o final e veja um artigo bônus que vai te ajudar bastante junto ao INSS.

1.   Não deixe de contribuir para o INSS

Ultimamente todo mundo está preocupado com a aposentadoria por causa da Reforma da Previdência. Não é para menos, afinal essas mudanças podem afetar drasticamente a vida dos trabalhadores que se aposentarão nos próximos anos.

Mas é importante que mesmo assim você não deixe de contribuir para o INSS. Especialmente se você nunca pensou em investir o seu direito para o futuro em longo prazo, além do INSS.

O mesmo vale para quem é um profissional autônomo e, dessa forma, não trabalha de carteira assinada. Claro que a situação do profissional autônomo é mais complicada e nem sempre sobra o dinheiro para realmente pagar as contribuições.

Porém, não se esqueça de que isso é um investimento no seu futuro e se você realmente quer se aposentar com qualidade precisa pensar nisso o quanto antes.

Portanto, planeje-se com antecedência, mesmo sem saber quanto ganhará em cada mês, se comprometa com um nível de contribuição mensal a cada ano. Não vale a pena realizar contribuições altas, mas ocasionais.

2.   Pense em outros meios para se aposentar com qualidade

O que poucos trabalhadores sabem é que é possível você se aposentar de outras formas também, sem ser pelo INSS. Claro que para isso é necessário disciplina e muito foco sobre o futuro que você deseja. Além disso, também é importante começar cedo para conseguir se aposentar com qualidade.

Com todas essas mudanças e ameaças à Previdência Social, também é sensato não basear seu futuro inteiro apenas no INSS (embora não seja bom dispensar totalmente essa possibilidade). Portanto, é interessante pensar em outros meios para buscar a sua aposentadoria.

Você pode começar investindo todos os meses uma quantia significativa para ter uma aposentadoria tranquila. O valor dependerá, obviamente, do quanto você pode investir e também do futuro que você quer ter, quando parar de trabalhar, mas quanto antes você se planejar para isso, mais perto você ficará do futuro que sonha.

Dessa forma, você pode também optar por uma previdência privada, porém é importante fazer isso antes dos 30 anos para conseguir se aposentar de forma tranquila em um tempo razoável.

Ou, então, optar por investir seu dinheiro. Para isso é importante estudar mais sobre investimentos e como você pode fazer isso dentro de sua realidade.

 AVISO: A previdência privada só é melhor para os segurados que ganham mais de Cinco mil reais por mês. Menos do que isto, melhor investir no próprio INSS. 

3.   Esteja atento às regras da aposentadoria

Voltando ao INSS, é importante que você esteja sempre atento para às regras e modalidades de aposentadoria. Você pode se aposentar por idade ou por tempo de contribuição. Portanto, esteja atento para qual é a melhor forma de se aposentar.

Para se aposentar por idade é necessário ter a idade mínima de 65 anos, no caso dos homens, e 60 anos para mulheres. Além disso, é necessário ter realizado 180 meses de contribuições, o que equivale em 15 anos.

Portanto, uma mulher que começou a trabalhar e contribuir a partir dos 45 anos consegue se aposentar tranquilamente aos 60 anos, se contribuir de forma ininterrupta ao INSS durante 15 anos.

No caso de aposentadoria por tempo de contribuição, existem algumas formas de calcular quando você pode se aposentar. Para entender como funciona, clique aqui e leia este artigo.

Ou seja, existem algumas formas de você se aposentar. É importante você realizar os cálculos para entender qual é o modo mais vantajoso de fazer isso.

Para algumas pessoas, é melhor solicitar a aposentadoria por idade, especialmente quando não se realizou muitas contribuições. Para outras, é melhor se aposentar pelo tempo de contribuição, o que permite se aposentar um pouco antes. Em caso de dúvidas é recomendado que você faça um Planejamento Previdenciário com seu advogado.

Você pode acompanhar o Saiba seus Direitos e outros blogs sobre aposentadoria.

4.   Acompanhe o seu CNIS

O CNIS, ou seja, seu Extrato Previdenciário é um documento extremamente importante para todo trabalhador. Nesse extrato contém todas as suas informações trabalhistas e previdenciárias, ele é fundamental para você solicitar a sua aposentadoria.

Mas, em alguns casos, pode ser que faltem algumas informações de vínculos trabalhistas ou previdenciários. E isso pode, consequentemente, atrapalhar quando você for solicitar a sua aposentadoria.

Por isso, é necessário que você acompanhe seu CNIS. Assim, você pode evitar muitos problemas burocráticos na hora de solicitar a sua aposentadoria, caso esteja contando algum erro no banco de informações do seu Extrato Previdenciário.

Além disso, o CNIS é muito importante para você mesmo acompanhar as suas informações (tempo de contribuição, de trabalho, todos seus vínculos empregatícios) e se planejar de forma mais precisa para sua aposentadoria.

5.   Faça seu Planejamento previdenciário

Por fim, você já deve ter percebido que para se aposentar com qualidade você terá que se planejar e terá também que lidar com algumas questões bastante burocráticas.

Porém, nem sempre o trabalhador consegue analisar sua situação trabalhista e previdenciária com clareza. Afinal, são muitas informações, muitos documentos e muito tempo para planejar e analisar.

Nesses casos, é importante você fazer um planejamento previdenciário. Ou seja, uma análise completa da sua situação previdenciária, de acordo com todas suas contribuições, tempo de trabalho, todo seu histórico previdenciário e trabalhista.

A partir dessa análise, é possível realizar um planejamento mais acertado sobre a sua aposentadoria. E, dessa forma, você evitará muitos problemas burocráticos que podem surgir na véspera da solicitação de sua aposentadoria. Quanto antes você se preparar, melhor será.

Dessa forma, é importante você buscar por um planejamento previdenciário e não deixa-lo muito para cima da hora. Para isso, conte com um profissional especializado na área previdenciária e trabalhista.

Infográfico:

infográfico dicas aposentar tranquilidade

Economizando e se planejando adequadamente é possível você se aposentar com qualidade e evitar muitos problemas na hora de solicitar e receber seu direito.

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Aproveite e compartilhe esse conteúdo com amigos e familiares que já estão pensando na aposentadoria!